quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Historia Atual

No dia 30 de Novembro de 2012 o Tio Pedro se mudou da passagem rui Barbosa para Icoaraci, ele alegou que: “morar na passagem Rui Barbosa não é mais bom, já foi não é mais”. Geralmente as novidades dos moradores a qual nos colocamos no blog vêem por intermédio de moradores que comentam essas novidades.



Em 21/11/2012
Fotos da casa de Maria Lilia; cheguei a seguinte conclusão percebe-se que havia todo um comportamento inspirado na tradicionalidade da grande Belém, nos inspiramos nas elites em roupa e comportamento, ou tentamos fazer isso. A precariedade dos equipamentos fotográficos são muito rústicos, e por isso encontramos uma dificuldade em ler a fonte histórica. A passagem estava toda aterrada com caroço de açaí as pessoas estão em cima de pontes. Como dito em paginas anterior, o poder publico não tinha respeito com as pessoas e seus direitos. As crianças são as mesmas em épocas dessa década até a de hoje o seu universo lúdico, e a forma como elas são introduzidas na, o aprendizado e de fora pra dentro, a elas se forma a partir do que a sociedade tem a oferecer. Nem sempre um projeto educacional para as crianças da certo as vezes os pais querem uma coisa de seus filhos mas acabam tendo que engolir outra coisa que as vezes não é como ela planejou, eles fazem o que eles querem. O momento retrata lugares em que as crianças se encontram paradas posando para o fotografo e não um momento especifico de um acontecimento.As meninas estão com traje macacão, sapato,meias,e um pregador nos cabelos. Percebemos que havia uma preocupação com a aparência e o bem estar das crianças. A paisagem é dramática casa de madeira e telha, passagem sem condição de abrigar as pessoas etc.

17 de Outubro de 2012-10-17 Oficina faz parte do passado Em 2012, a oficina de Marco Aurélio, na passagem rui Barbosa que foi local de muitos encontros e bate papo foi fechada pó Maria Lilia que alegou estar concentrando muita gente perigosa, e arriscado os chamados matadores poder vir aqui matar alguém que estava jurado de morte claro que não tem nada a ver com Marco que não de envolvia com essa corja, eles vinham concertar bicicleta na oficina. Ela não faz mais parte da estrutura da passagem como foi escrito no trabalho a uns meses atrás.

Romário de Costa

Vocês já ouviram falar no Romário, pois na passagem Rui Barbosa no Bairro do Guamá tem um; Mas ao contrario do original esse é chamado de “ Romário de Costa”. Pois ele é muito parecido estando de costa. A historia foi assim, uma vez eles formaram um time de futsal e o tio Pedro estava jogando a Mita estava apitando ela viu ele de costa e falou; Olha o Pedrinho é igual o Romário “ de costa” todo a turma que estava presente começaram a rir. Assim se deu a historia do Romário de Costa da passagem nos anos 1990.

Em 14 de Outubro de 2012 Feliz Cirio Paraenses

Atualmente na passagem rui Barbosa, em 2012, ano de eleição e de Círio de Nossa Senhora de Nazaré, todos se mobilizaram com referência a qual de sua crença, fé ou ideológico político a Francisca Martins renunciou a sua candidatura e uma candidata a vereadora assumiu o seu lugar. O certo é que nas eleições foram para o segundo turno entre Zenaldo e Edmilson, e um texto quer abordava o despertar da esquerda no para, em que retratava a coligação dos partidos de esquerda PC do B, PSTU e PSOL foi vetado por interesses capitalistas de uma grande oligarquia em Belém o texto nunca foi publicado, fica aqui o nosso protesto .

15 de outubro de 2012

Lembro-me que antigamente Maria Lilia me carregava no igapó até a principal coma a Bernardo Sayão, era tudo água eles tiravam a sandália para não molhar. A ponte com a avenida era de madeira feita pela prefeitura. Atualmente na política, o filho da Francisca Martins saiu candidato nas eleições de 2010, mas não se elegeu segundo ela. Já era esperado que ele não conseguisse boa votação na rui Barbosa devido a sua fraca campanha. Essa é uma passagem tipicamente ribeirinha por estar próximo ao Rio Guamá, e pelo fato de que há muito tempo, atrás, os moradores usavam esse rio com fonte de sustentação alimenta como o caveirinha que na década de 1990 ainda testemunhei ele pegando peixe no rio para a sua avó que era da umbanda. Também não devemos esquecer para um fato que esta acontecendo na passagem ultimamente, com a morte de pessoas que tem envolvimento com drogas e roubo os moradores dizem que é o chamado acerto de contas entre outros motivos, esta o trafico e na linguagem popular a bocada quando alguém indica ao infrator onde assaltar as pessoas. O governo não consegue controlar e manter a ordem, e ainda me vem o Fernando Henrique Cardoso querendo liberar o uso de maconha, só falta ele querer liberar os assaltos aos cidadãos de bem. E ele ainda é sociólogo.

(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário